‘Fazendo o diagnóstico precoce consegue-se curar o câncer de próstata’
Urologista Regis Alexander Macerou fala da importância com os cuidados preventivos
CORREIO PERGUNTA - O Novembro Azul está para o homem assim como o Outubro Rosa está para as mulheres. Mas elas procuram muito mais o médico para saber sobre a saúde do que os homens, neste caso, para diagnosticar o câncer de próstata. Podemos, então, constatar que o exame de toque ainda é um tabu para o homem brasileiro?
REGIS ALEXANDER MACEROU - Melhorou muito, mas ainda é. Antigamente nem se podia falar em toque retal que parecia que ia mudar a sexualidade do homem. Hoje, não. Quando os homens vêm fazer o exame preventivo, sabem que farão o toque, pois sabem que hoje este é o exame mais importante. Fala-se muito do PSA, que é o exame de sangue, mas o toque é o mais importante. E este tabu tem diminuído muito porque a mídia, cada vez mais, fala sobre a próstata, sobre as doenças do homem, então, ele vai perdendo este medo realmente. Outra coisa são as mulheres do Outubro Rosa. Elas trazem os maridos para as consultas, elas têm ajudado muito também. E a mídia, que fala muito sobre a próstata, que realmente é o órgão mais importante do homem em termos de aparecimento do câncer. Melhorou bastante mas ainda existe resistência. Há paciente que na consulta já diz “doutor, eu não quero fazer o exame de toque”. Mesmo você orientando, explicando a importância de fazer o exame, ele diz “eu corro o risco”. É uma pequena parcela, mas ainda tem.
O exame dói? Como é feito e quanto tempo dura?
O exame não dói. Ele é incômodo. Trata-se de um toque digital para examinar corretamente o paciente e 30 segundos bastam. Não é um exame doloroso, não é. Há exames que são feitos em mulheres que podemos chamar de doloridos, mas este de toque retal no homem não é.
Qual a função da próstata?
A próstata é uma glândula que responde pela fertidade masculina. O homem, para ter filhos, precisa ter uma próstata saudável. Ela produz o líquido seminal, que é o líquido onde os espermatozoides, quando o homem ejacula, andam neste líquido para chegar até o colo do útero para engravidar a mulher. Então, até uma certa idade, ela é muito importante. A próstata não produz o espermatozoide, quem produz é o testículo, mas sem o líquido produzido por ela não se consegue levar o espermatozoide até o colo do útero.
Estatísticas apontam que, a cada seis homens, um é portador de câncer de próstata. Qual a importância do diagnóstico precoce?
A importância é que fazendo o dignóstico precoce, consegue-se curar o câncer de próstata - é o que todo médico e e todo paciente quer. Hoje, o câncer de próstata é o de maior incidência no homem. Mas é preciso ser falado que é um dos tumores que mais são curáveis quando detectados no início. Por quê? Porque quando o câncer sai da próstata, para os gânglios, para os ossos, você não consegue mais curar. Não existe tratamento para curar o câncer de próstata quando ele sai dela. E a gente quer sempre diagnosticar quando? No princípio, quando a pessoa está assintomática, sem sentir nada. Fazendo um exame preventivo de rotina você detecta o tumor e cura a pessoa.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Os sintomas do câncer de próstata inicial, aquele que está começando, é assintomático, uma doença silenciosa, traiçoeira na verdade. A próstata, quando dá sintomas, é sempre ao urinar, a dificuldade em urinar, o fluxo começa a diminuir, parece que ele não fez tudo, sobra xixi na bexiga, alguns podem até sangrar. Mas os sintomas são sempre urinários. E podem ser o crescimento benigno da próstata, chamada de hiperplasia e que todo homem pode ter, mas pode ser também do câncer de próstata. Quando o homem tem sintoma urinário e é câncer, geralmente ele não é um tumor localizado, pequenininho, começando, ele já está localmente avançado. O importante, então, é o homem ir ao médico sem estar
sentindo nada.
Há uma idade certa para que se comece a fazer a prevenção?
Se o homem tem no histórico familiar o câncer de próstata, como o pai, o avô, um irmão, um tio por parte de pai, o ideal é começar aos 40 anos. Se não há este histórico familiar, o homem pode começar aos 45 anos. Vai uma vez ao ano ao médico, faz o PSA e o exame de toque. Se estiver tudo ok volta em um ano. Se há alguma alteração no toque ou no PSA que o médico avalia e um ano ser muito distante, ele propõe que o paciente volte de 6 em 6 meses.
Qual o tratamento indicado para o câncer de próstata?
É preciso dividir em dois tratamentos específicos. O câncer de próstata localizado, que é aquele que a gente consegue curar, e o câncer de próstata avançado, que será aquele tratamento paliativo, de controle. O câncer localizado, que é o curável, tem dois tratamentos: um é uma cirurgia, onde se retira totalmente a próstata, as vesículas seminais, os gânglios e cura-se a pessoa; o outro é com a radioterapia. Sabendo que em termos de ordem de cura, a cirurgia cura mais do que a radioterapia. Então, a tendência é você propor ao paciente operar. Mas se ele não quer operar ou não pode operar porque tem riscos cirúrgicos (diabetes, problema cardiovascular ou respiratório) e a cirurgia vai colocá-lo em risco grande, há também a indicação de radioterapia. Quando a doença não pode ser mais curada, não adianta operar. Então, fazemos o tratamento medicamentoso, que também é chamado de tratamento hormonal, no qual você passa medicamentos que diminuem a testosterona do homem, a leva até praticamente zero. E, o último passo, seria a quimioterapia.
E quantos anos se consegue prolongar a vida do homem que faz este tratamento medicamentoso?
Com ele se consegue dar um prognóstico até razoável, de 5 a 10 anos. Mas isso depende também da agressividade do tumor. O câncer de próstata tem uma classificação que vai de 2 a 10. Se for uma agressividade maior, ele não vai durar estes 10 anos. Mas se for um tumor menos agressivo, ele pode durar até mais de 10 anos. Tudo isso será visto na biópsia que será feita para detectar o que é, o grau e o tipo de agressividade.
Existe alguma relação entre a próstata e a ereção?
Os nervos da ereção passam junto da próstata, bem pertinho dela para o pênis dar a ereção. A próstata, como eu falei no início, está mais ligada à fertilidade do que com a ereção. Mas o homem que tem problema de próstata, o homem que tem dificuldade para urinar, dor para urinar, isso acaba, indiretamente, afetando a ereção. Então, não é que o problema de próstata vai fazer não ter ereção. Mas a pessoa que está doente da próstata indiretamente terá reflexos na ereção.
O senhor diria que o câncer de próstata é a doença urológica de maior incidência em seu consultório?
Posso dizer que a hiperplasia benigna da próstata é mais comum do que o câncar de próstata. Porque a hiperplasia todo homem vai ter. Todo homem vai ter o crescimento benigno da próstata. E a chance da hiperplasia dar sintoma urinário é muito maior do que o câncer. E isso se dá após os 40 anos. A próstata tem, em média, 20, 25 gramas, é como uma castanha pequena, que fica na entrada da bexiga. O canal da uretra passa no meio dela. Dos 40 anos para a frente ela começa a sofrer uma hiperplasia, que é o crescimento benigno dela. Este crescimento causa estrangulamento em alguns homens e fazem com que os sintomas retirem a qualidade de vida da pessoa. Então, a hiperplasia dá mais sintomas do que o câncer próstata. Mas, em termos de importância, o câncer de próstata é muito mais importante.
Há registros de casos de câncer em homens jovens?
São raros, mas existem. Geralmente são genéticos e são tumores diferentes dos convencionais que se dão com a idade. Infelizmente, eles são piores que estes. O câncer de próstata no jovem é raríssimo e, geralmente, você não consegue curar. São tumores muito mais agressivos que estes que tratamos em homens maduros. E, como os demais, eles não têm sintomas. Você pega um rapaz de 30 anos, por exemplo, e ele não sente nada. E quando vai sentir alguma coisa - que é raríssimo - já está avançado. Ele é tão raro, que a Sociedade Brasileira de Urologia preconiza os exames a partir dos 40.
O senhor diria que assim como é importante a mulher procurar um ginecologista desde cedo, seria ideal o homem fazer o mesmo no que se refere à consulta com o urologista?
É bom deixar claro que o urologista não é só o médico da próstata. O urologista cuida da saúde do homem. Isso vai desde a criancinha, com aquelas doenças embriológicas, como a criptorquidia (quando os testículos não descem), a fimose; passa pela adolescência, quando começam os ciclos hormonais e quando aparecem doenças como a varicocele (que pode alterar a fertilidade do jovem) e depois na vida adulta. Nesta última fase, a importância de ir ao urologista é tanto para ver a parte prostática, que nós falamos aqui, como para ver a parte hormonal (andropausa). Sem falar que, ao acompanhar a saúde deste homem, conseguimos detectar outras doenças por meio de exames e encaminhá-lo aos especialistas. Claro que o foco é a próstata, mas quando um homem procura um urologista para fazer uma prevenção, hoje a gente pesquisa tudo, toda esta parte, que também pode estar ligada à ejaculação precoce, disfunção erétil, incontinência urinária, fertilidade, coisas que são tratáveis, recuperando a qualidade de vida.
e trava obras de R$ 180 mitempoMeteorologia prevê semana chuvosa em Mato Grosso do SulENEMCandidatos dizem que prova foi “fácil”, mas reclamam de redaçãoSELVÍRIACurso de Processamento Caseiro do Tomate foi ministrado em assentamentoDurante o curso as alunas aprenderam técnicas de preparo diversos
- 02h00VìdeoÓvni em formato de disco é gravado no Irã
- 01h00envio de armasPolícia Federal aponta ligação entre o PCC e o grupo libanês Hezbollah
- 00h00OPINIÃORoberto Santos Cunha: "Respeito ao estado democrático de direito"
- 00h00ARTIGOGilson Cavalcanti Ricci: "Onde está Delinha?"
- 00h00COLUNISTAClaudio Humberto conta sobre os bastidores do poder e da política
- 00h00FELPUDA
- 00h00ORÇAMENTODilma corta R$ 87,5 milhões de investimentos para MS
- 00h00ARTICULAÇÕESOlarte pode apressar troca na equipe para sufocar a crise
- 00h00ENERGIA ELÉTRICAEnersul deve R$ 85,2 milhões aos consumidores do Estado
- 00h00INFRAESTRUTURAPAC Mobilidade não decola e trava obras de R$ 180 mi
- 00h00tempoMeteorologia prevê semana chuvosa em Mato Grosso do Sul
- 00h00SEM DINHEIROParcelamento de reajuste é a última cartada da prefeitura
- 00h00ENEMCandidatos dizem que prova foi “fácil”, mas reclamam de redação
- 00h00ARTICULAÇÃODeputados discutem a presidência da Assembleia Legislativa
- 23h00ARGENTINACristina recebe alta após uma semana internada
- 22h00INOVAÇÃOStart-up cria mala inteligente que pode ser trancada pelo smartphone
- 21h00TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral
- 20h42brasileirãoDe virada, Cruzeiro vence Criciúma e segue na liderança
- 20h38brasileirãoCorinthians vence terceiro clássico na Arena e sonha com G4
- 20h00IMPOSTO DE RENDAReceita libera consulta ao penúltimo lote da restituição nesta segunda-feira
- 19h00vaticanoPrecisamos de pontes, não de muros, diz papa Francisco
- 18h56BRIGAMulher leva tapa no rosto e esfaqueia o marido
- 18h48TRÊS LAGOASHomicida drogado “surta”, quebra a casa e tenta matar os pais
- 18h45JULGAMENTOSupremo decidirá se Justiça pode determinar que governos reformem presídios
- 18h30ABAIXO DO ESPERADODesaceleração da economia afeta vendas de produtos no Salão do Automóvel
- 18h25BrasileirãoSão Paulo bate o Vitória em Salvador e ainda sonha com título
- 18h24BrasileirãoFlamengo vencia, mas Sport arranca empate com gols no fim
- 18h23BrasileirãoGrêmio goleia o Internacional e acaba com jejum no clássico
- 18h15SELVÍRIACurso de Processamento Caseiro do Tomate foi ministrado em assentamento
- 18h15BrasileirãoFigueirense vence e deixa Chapecoense no Orlando Scarpelli
- 18h00LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃOTribunais descumprem regra de divulgação de salários na internet
- 17h45FÓRMULA 1Com 11ª dobradinha no ano, Mercedes bate recorde da McLaren de Senna
- 17h30ENTREVISTA‘Fazendo o diagnóstico precoce consegue-se curar o câncer de próstata’
- 17h15OBRAProfessor de Economia da UEMS de Ponta Porã publica livro sobre inflação
- 17h00CASSecretaria de Educação abrirá inscrições para curso de Libras
- 16h45PEDRO GOMESCasamento comunitário oficializou união de 18 casais
- 16h40AQUIDAUANAPrefeitura desativará lixão da Universidade Estadual de MS
- 16h22CHAPADÃO DO SULVereador desvia para não atropelar anta e sofre acidente
- 16h17DISTRITOAnhanduí recebe Central de Atendimento ao Cidadão
- 16h00NOVA ANDRADINAAssaltantes aterrorizam família; cidade vive clima de insegurança
- 15h43AUTOMOBILISMOÉ uma brincadeira, diz Piquet sobre vitória do filho de 16 anos em Interlagos
- 15h39RECORDAÇÃOGoogle homenageia com vídeo os 25 anos da queda do Muro de Berlim
- 15h20SELVÍRIAPolícia Militar Rodoviária prende quatro suspeito de tráfico de drogas
- 15h13FLAGRANTEPMA apreende terceira carreta com carga ilegal de madeira
- 15h00A PARTIR DE AMANHÃConsumidores poderão comparar preços dos serviços de telecomunicações
- 14h51Grande Prêmio BrasilRosberg segura Hamilton e vence; Massa é 3º
- 14h30COMEDIANTEAndy Dick é preso em Los Angeles por suspeita de roubo
- 14h15CAMPO GRANDEConcha Acústica Helena Meirelles terá domingo de muito rock
- 14h00evento em CorumbáClube de Canoagem de Aquidauana treina para o Pantanal Extremo
- 13h45músicaVaza na internet 'The Endless River', novo disco do Pink Floyd